Gestão laboratorial

Motion LIS

Sistema de informação laboratorial (LIS) completo e versátil para rotinas laboratoriais e hospitalares.

Aplicação completa para as áreas de Análises Clínicas, Anatomia
Patológica, Genética e Biologia Molecular

O Motion LIS é um sistema de gestão laboratorial completo, altamente configurável, robusto e seguro, com versatilidade para uso em diversas operações de missão crítica.

A rastreabilidade total das amostras e dos exames executados é garantida pela plataforma, bem como a automatização de processos manuais, provendo aumento na produtividade sem perder a qualidade.

Em atenção a exigência da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Motion LIS está preparado para comunicar-se com a certificação digital tanto via servidor como por token.

Use-o para gerenciar todo o processo de produção de exames, desde a abertura das fichas até a disponibilização dos laudos e faturamento.

Fácil acesso

Totalmente web e acessível de dispositivos móveis (iPad, iPhone, Android)

Totalmente web e acessível de dispositivos móveis (iPad, iPhone, Android)

 

Aliado aos objetivos estratégicos do seu negócio

Cadastro eficiente e intuitivo de pedidos e pacientes

Rastreabilidade total de amostras

Integração com os principais equipamentos analíticos

Segurança na digitação, interfaceamento, análise e liberação dos resultados

Parametrização flexível de acordos comerciais e faturamento integrado

Regras de controle de fluxo de trabalho configuráveis para cada área

Cadastro completo de pessoas, procedimentos e regras de automação de processos

Ferramentas poderosas de análise, relatórios gerenciais e Business Intelligence

Configurável e versátil


O Motion LIS atende a gestão laboratorial desde grandes empresas, com várias marcas em diversos locais, até laboratórios de menor porte. Também integra-se com sistemas hospitalares, laboratórios-cliente ou apoio e clientes de pesquisa clínica, para recepção de requisições e envio de resultados.

As etapas do processo de produção – repetição, testes reflexo, reconvocação, cálculo e análise de resultados – podem ser automatizadas por regras programadas pelo próprio usuário.

O Motion LIS ainda implementa protocolos de comunicação padrão (ASTM e HL7) e possibilita o uso de padrões proprietários. Também é possível a configuração regionalizada de nomenclaturas, informações de laudo, processos e templates de documentos.

Alta performance e disponibilidade

Desenvolvido em Java, o Motion LIS roda em infraestrutura open-source (Linux, PostgreSQL)
ou proprietária (Oracle). Pode operar em ambiente clusterizado, garantindo escalabilidade
e alta disponibilidade para a sua gestão laboratorial.

Segurança

Permite configuração de níveis de permissão por usuário ou grupo de usuários

Trabalha sobre plataforma de alta performance e confiabilidade

Registra e versiona todas as alterações nas configurações

Auditoria e segurança das informações – nada é apagado ou sobrescrito

Aderente às normas internacionais de segurança de informações médicas (inclusive à norma 21 CFR Part 11 do FDA)

Reduz erros operacionais com funcionalidades de dupla digitação , bloqueio de aberrantes, regras para análise automática de resultados (inclusive análise delta)

Atestado em auditorias

Módulo para Anatomia Patológica


O módulo de Anatomia Patológica do Motion LIS oferece ferramentas adequadas especificamente para atender as particularidades da área.

 

Controle de exames com múltiplos fragmentos através de código de barras diferentes para cada um, garantindo a unicidade do paciente

Permite definição de responsáveis e listas de pendência individualizadas

Bloqueio de casos para revisão, mediante regras pré-cadastradas

Upload de imagens de macroscopia e microscopia no laudo

Controle eficiente de arquivo de lâminas e blocos

Controle eficiente do processamento do material (da macroscopia à microscopia)

Faturamento e Contas a Pagar e Receber integrado

Monitor de Preparo de Amostras

O Motion LIS monitora cada etapa do processo de preparo das amostras, sendo possível rastrear exatamente onde a amostra está, em caso de urgência. Além disso, com o controle do monitor é possível fazer a emissão de TAT, mensurando o tempo médio gasto em cada etapa do preparo.

Através de códigos de barras, você pode rastrear no sistema todas as lâminas e blocos necessários para a conclusão do diagnóstico. Desde o preparo da macroscopia até o arquivamento final do material, o sistema possibilita o acompanhamento e o rastreamento de cada etapa do processo, amostra por amostra.

Controle detalhado

A plataforma oferece um controle detalhado do fracionamento do material, com impressão de etiquetas de código de barras em formato 2D para lâmina e bloco, possibilitando o armazenamento e rastreamento dos materiais arquivados. Para facilitar o fluxo de laboratórios com grande demanda diária, é possível gerar blocos pré-impressos e vinculá-los ao material.

Facilidade na hora de laudar

O Motion LIS permite a criação de máscaras configuráveis e laudos estruturados, que auxiliam na interpretação e digitação do diagnóstico. Essas máscaras podem ser customizadas para cada tipo de material ou por médico patologista.

Se forem necessárias alterações no laudo emitido, é possível corrigir e todas as alterações ficam registradas no sistema, o que é bom para processos de auditoria.

 

 

Módulo para Biologia Molecular


O módulo de Biologia Molecular do Motion LIS contempla a gestão completa da área, passando pelo registro do pedido médico, faturamento dos exames e disponibilização dos laudos na internet.
Integra-se com qualquer sistema hospitalar, laboratório cliente ou apoio, para recepção de pedidos e envio de resultados​.

Interfaceamento com os principais equipamentos analíticos

O Motion LIS integra-se com os principais equipamentos analíticos para Biologia Molecular do mercado, através de interface que permite identificar a posição de cada uma das amostras inseridas, o que facilita o processo tanto no momento de enviar a ordem de execução para o equipamento quanto no retorno do resultado, pois o equipamento retorna o resultado pela posição da amostra.

Com a interface entre o equipamento e o Motion LIS, os erros de digitação durante a identificação das amostras ou na transcrição dos resultados são eliminados, aumentando a produtividade do laboratório e garantindo a qualidade na execução dos exames oferecidos.
No caso de equipamentos que não suportam integração, o módulo de Biologia Molecular do Motion LIS contempla ferramentas que auxiliam o usuário durante a etapa de digitação, facilitando um dos passos mais críticos dentro de um laboratório da área.

Diferenciais

A tela de triagem permite que no momento da separação do material biológico, a partir de regras pré-configuradas, o sistema realize o fracionamento da amostra, gerando um código de barras para os extraídos de RNA ou DNA. Essa identificação é importante, pois garante maior rastreabilidade das alíquotas necessárias para a realização do exame, visto que, muitas vezes, as amostras são identificadas manualmente e, por não possuírem identificação individualizada, dificultam o processo de armazenamento e a localização posterior, caso haja necessidade.

Outro diferencial do sistema é a possibilidade de priorizar a ordem de realização dos exames de acordo com critérios de execução ou logística do laboratório.  

Monitor de Preparo de Amostras

Assim como no módulo de Anatomia Patológica, o Monitor de Preparo de Amostras é um dos benefícios que o Motion LIS traz aos laboratórios de Biologia Molecular. Nele, é possível acompanhar cada etapa do processo em tempo real, facilitando a priorização de urgências e o rastreamento das amostras. Além disso, o gerenciamento feito pelo monitor permite mensurar o tempo médio gasto em cada etapa e, com essas informações, gerar indicadores como o TAT, por exemplo.

A partir do Monitor de Preparo também é possível a emissão de mapa de trabalho com a ordem das amostras que devem ser preparadas de acordo com a posição dos tubos primários na estante. A identificação por código de barras tanto do tubo primário quanto do extraído e o mapa de trabalho auxiliam o preparo e, dessa forma, o laboratório reduz consideravelmente os erros durante a execução, que podem acontecer por falha de identificação ou erro na pipetagem.

Resultados confiáveis

Possibilidade de upload ou captura de imagem de qualquer modelo de microscópio e câmera

Digitação de resultado estruturado e com conclusões e interpretações pré-configurados

Configurações para liberação de laudo integrado

 

 

Módulo de Paternidade


O módulo para Teste de Paternidade tem como principal benefício o controle de qualidade específico, com análise crítica dos resultados de todas as amostras de uma placa, a fim de verificar casos de contaminação ou troca de amostras. Os laudos de paternidade são estruturados no sistema, com todos os cálculos de índice e probabilidade de paternidade obtidos automaticamente.

 

Módulo de Estoque


O módulo de Estoque do Motion LIS foi totalmente desenvolvido para atender a área da saúde.

 

Controle por lote ou identificação unitária, através da identificação por códigos de barras, com alerta de vencimento, tanto no método FIFO quanto no FEFO

Rastreabilidade desde o recebimento até o consumo no centro de custo solicitante

Controle da movimentação por centro de custo

Controle da transferência de insumos do estoque para o centro de custo solicitante e entre centros de custo

Avaliação de produtos e fornecedores

Requisição de material via web

Sugestão de compra

Alertas de estoque mínimo e de produto vencido

Relatórios e indicadores – ex.: número de testes X volume de compras

Em desenvolvimento: integração com os equipamentos analíticos

 

 

Módulo de Business Intelligence


Para a gestão laboratorial, a prática do Business Intelligence é a mais indicada. Com o módulo de BI do Motion LIS, o gestor não toma decisões apenas por intuição, mas com base em informações precisas e contextualizadas.

 

Indicadores em tempo real

Acessível de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet

Fácil de usar

Exporta dados em vários tipos de arquivo – PDF, JPG e XLS -, podendo complementar apresentações de divisões ou departamentos

Sem limite de usuários, com possibilidade de criar permissões hierárquicas

 

Para implantar a solução de BI, contamos com uma equipe experiente para dar suporte na análise do cenário do seu laboratório e criar projetos customizados de extratores e consolidadores de dados de acordo com o objetivo e as métricas definidas pela sua instituição. Entre as informações extraídas e analisadas usando a base de dados do Motion LIS estão os seguintes itens:

 

Produtividade de atendimento de pacientes

Gerenciamento do consumo de material de coleta nas unidades e departamentos

Gerenciamento da produtividade técnica de exames (liberações e pendências)

Gerenciamento de lucro e/ou faturamento

 

 

Módulo Portal de laudos e imagens


Com o módulo Portal de Laudos e Imagens do Motion LIS, você pode disponibilizar os laudos e imagens clínicas, independente da especialidade, no website ou na intranet da sua empresa. Assim, os pacientes, médicos solicitantes e profissionais da sua própria instituição poderão acessar todas essas informações dos exames de forma segura, através de qualquer dispositivo com acesso à internet.

É possível, também, configurar o módulo para que as informações de protocolo e senha de acesso sejam enviadas por e-mail ao paciente, evitando, assim, a impressão desses dados.

 

Fale com um consultor